terça-feira, 18 de setembro de 2012

Meia Maratona de Paris 2012 - Très Bien

Saudações...

Quando comecei a correr, sabia que ela me levaria a um novo estágio em minha vida. Cada final de semana inclui treinos ou provas e isos já está incorporado ao nosso dia a dia. De qualquer forma, jamais imaginei que a corrida podia me levar tão longe quanto aconteceu em Março deste ano, quando a sorte, aliada a corrida, me proporcionou realizar três desejos de uma única vez (fazer uma prova internacional, lua de mel com minha esposa e vê-la participar de uma Meia Maratona). Não é sobre sorte que este post fala mas sim sobre a experiência de correr não apenas uma prova em outro país mas também uma prova tão tradicional quanto a Meia Maratona de Paris.

Que a corrida leva a gente longe, isso sabemos.
Eu só não imaginava que ela me levaria de graça para Paris.

Graças a uma promoção da Adidas, a qual fui o feliz contemplado, participamos da 20º Meia Maratona de Paris. Um evento maravilhoso que reuniu mais de 30.000 pessoas. Nossa aventura começou em meados de Janeiro quando recebi uma ligação do Vinicius, da Adidas, dizendo que eu era o feliz ganhador de uma promoção a qual participei em Novembro de 2011 quando preenchi UM ÚNICO CUPOM e coloquei em uma urna na loja da Procorrer em Curitiba. Esta promoção era para correr a Meia Maratona dia 3 de Março de 2012, com direito a acompanhante, viajando pela cidade luz por 6 dias no total. Após o baque inicial, a desconfiança de "pegadinha do Malandro" e de vários e vários dias de agonia até receber as passagens e embarcar para o evento, participei da prova, terminando-a em 1:44 hora, dentro do meu tempo previsto. Simplesmente espetacular!!!!


O interessante foi o formato que a prova possuía e é justamente sobre isso que quero falar: Organização.

Vamos lá, começando pelo princípio:


Local de Largada e Chegada

Chateau de Vincennes - Espetacular!!!

Localizado na Esplanada do Chateau de Vincennes, um local amplo e de fácil acesso. Linhas de metro, taxi, ônibus e vários e vários locais para parar os carros. No nosso caso, nosso motorista conseguiu parar bem na frente do local e sentíamos como VIPs! Espetacular.


Guarda-volumes

Mesmo para um evento gigantesco é necessário uma logística gigantesca. No caso dos guarda-volumes, haviam diversos e fáceis. Não haviam sequer filas (longas) para colocar as coisas lá. Não chegamos a usar pois deixamos tudo na van que nos levou!

Foto dos guarda-volumes identificados por letras


Largada

A largada não podia seguir um formato melhor. Como eram milhares de atletas, todos estavam divididos literalmente em currais, separados por cores. Para entrar nestes currais, era necessário estar usando o numeral da prova onde tinha estampado a cor de seu "curral". Na entrada de cada curral, haviam voluntários controlando a entrada e realmente você só podia entrar no curral que estava inscrito. Se quisesse correr com um colega e este fosse largar em um curral diferente, seria possível os dois largarem no curral mais lento.

Isotônicos Powerade sendo distribuídos.
Ao fundo, os currais de largada.


Na hora da largada, a elite saía, depois dela vinha o pessoal do curral Amarelo (abaixo de 1:40), Azul (abaixo de 1:45), Roxo (abaixo de 1:50), Verde (abaixo de 2 horas) e Rosa (acima de 2 horas). Para o pessoal largar no curral Amarelo, era necessário comprovar tempo. Eu largaria no curral azul e minha esposa no rosa!!

Bem organizado. Nosso curral levou cerca de 10 minutos para começar a andar e o da minha esposa, só foi largar após 45 minutos de espera! :) Pelo menos foi tudo organizado.


Banheiros Químicos

Como não podem faltar, havia abundância de banheiros químicos. Logicamente havia abundância de pessoas na fila para eles!!! O legal de esperar na fila é que escutávamos todo os tipos de sotaque, línguas e víamos todos os tipos de pessoas. Muito bacana.

Minha esposa, de gorro e jaqueta branca, fazendo graça na fila.

O melhor de tudo e uma sacada sensacional eram os mictórios químicos. De uso exclusivo masculino, ficavam ao ar livre e assim, quem quisesse fazer um xixi não precisava esperar na fila. Infelizmente o pessoal do número 2 e as mulheres não tinham outra opção!

Mictórios químicos a disposição dos corredores

Pose e sorriso para a foto! :)


A Corrida em Si

Foto oficial da largada! Um mar de gente.

Após a largada, achei que seria algo como qualquer outra corrida que já tinha participado no Brasil. Após os primeiros KM de aglomeração, a gente conseguiria ficar mais livre e dava para desenvolver uma boa corrida. Pequeno engano. Por mais que as ruas fossem amplas e o percurso longo, lembro-me de largar junto com uma galera e correr TODO o percurso com eles, chegando junto inclusive. Era incrível mas não tinha como desenvolver um pace diferente daquele que eu havia estipulado. Quando olhava para os lados, lá estavam os mesmos que haviam largado comigo. Era engraçado.
O legal é que a comunidade participa do evento. Não há carros buzinando e nem motoristas xingando os corredores. Pelo contrário, a cada km ou 2, havia uma banda de garagem tocando, incentivando os corredores. Também haviam bandas marciais, artistas de rua e pessoas com megafone gritando ALLE ALLE (vamos vamos) toda hora. O clima era alucinante e fazia com que o tempo fechado e o frio de 4 graus não atrapalhasse em nada.

Animação durante o percurso
(créditos da foto Blog Correr pelo mundo)

Além das bandas, haviam cheers leaders, grupos de drag queens e muitas outras formas de animação!

Foto oficial, já chegando!!!

Falando um pouco da MINHA prova, por mais que eu não conseguisse desenvolver tanto quanto eu queria, foi muito boa. Minha meta era correr para 1:40, porém não dava para desenvolver mais do que o bloco me permitia. Acreditem, era muita gente correndo junto. O tempo estava perfeito, clima frio, dia nublado e percurso com quase nada de inclinação. Corri bem até o km 16 quando minha panturrilha direita começou a incomodar um pouco. Percebi que uma cãibra estava por vir. Tentei impor um ritmo mais forte e ela chegou no km 18. Me controlei, mentalizei as cãibras indo embora e me concentrei na prova, deu certo. As dores sumiram e terminei a prova.


Hidratação na Prova

A cada 5km, havia uma grande área de hidratação. Como estou acostumado com as hidratações a cada 2,5km ou até mesmo 3km aqui no Brasil, achei aqueles 3 pontos de água no meio da prova poucos, principalmente para os atletas que fariam a prova em mais de duas horas (inclusive minha esposa). Por causa disso, comprei para ela um cinto de hidratação com 4 garrafas de 125ml cada. Assim ela não ficaria sem água durante o percurso.
Além da água, os postos de hidratação também tinham cubos de açúcar, bananas cortadas, uvas-passa, além de que no posto dos 10km, havia distribuição de géis de carboidrato também.

A ideia era muito boa. Entretanto tinha um grande problema, era muita gente. Não dá para reclamar da abundância das garrafas de água (não eram copos e sim garrafas de 400ml). Para os corredores mais lentos, isso é bom, entretanto quando se está correndo mais rápido torna-se um tanto problemático correr com aquilo. O lado bom é que como era uma garrafinha, dava para jogar melhor a água na boca. Também foi possível pegar uns pedaços de banana e um pouco de uva-passa e comer, sem parar ou caminhar. Os balcões eram grandes e bem distribuídos. Porém, para o pessoal que vinha mais atrás, aquilo foi virando uma paçoca no chão e quase que uma lama foi se formando já que o pessoal derrubava água no chão, açúcar e tudo mais... perto do posto dos 15km inclusive, estava quase perigoso de andar! Isso foi complicado.


Chegada

No final da prova, entre o pórtico de chegada e a área de dispersão a distância era enorme. Isso possibilitava que as pessoas terminassem a prova e pudessem seguir, sem parar, até a área onde haveria frutas, isotônico e água. No caminho, ponchos de plástico eram distribuídos e também a grandiosa medalha era entregue a cada um dos competidores.

Medalhas
(crédito da foto Blog Correr Pelo Mundo)
Pórtico de Chegada
(crédito da foto Blog Correr Pelo Mundo)
Atletas com os Ponchos distribuídos
(crédito da foto Blog Correr Pelo Mundo)



Final de Prova

Ao terminar a prova, depois que peguei minha medalha e frutas, fui procurar o resto do grupo e também a nossa van. Por sorte ela ainda estava estacionada no mesmo local e isso facilitou as coisas. Meu tempo bruto foi de 1:54 e somente o meu colega Rafael já havia terminado, com 1:30 de prova. Em seguida encontrei o "seu" Arthur (pai do Rafael) que havia fechado a prova com cerca de 1:55 de tempo líquido (cerca de 2:05 bruto). Como o Vinícius e a Tânia largaram no pelotão Rosa, não sabíamos quanto tempo eles levariam para chegar. Depois de quase 2:30 de prova (bruto), o Vinícius chegou (fechando com 2 horas de tempo líquido) e depois, 3:20 horas após o tiro de largada, vinha a Tânia (minha esposa), emocionada em terminar sua primeira Meia Maratona. Encontrei-a na grade ainda, beijei-a, parabenizei-a e então depois pudemos comemorar a sua façanha pois correu a prova em 2:35 horas, mesmo não tendo muito tempo para se preparar para a prova e também sem fazer muitos treinos longos. Ela foi, sem sombra de dúvidas, a guerreira do dia, juntamente com o Vinícius pois ambos jamais tinham corrido uma Meia Maratona.

Minha esposa pós prova. Missão cumprida.
Te amo gatinha.


Resumo da prova

Para um evento de 36.000 pessoas, achei a organização impecável. Também não vi empurra empurra e nem pessoas bravas ou xingando os outros. Era um ambiente de felicidade e integração entre as pessoas. Fantástico e espero poder correr lá novamente um dia e quem sabe fazer a Maratona de Paris.

A companhia que tivemos também foi excepcional. Eu e o Rafael fomos os sorteados da promoção e tínhamos direito a levar acompanhantes. Neste caso foram minha esposa e o pai do Rafa, além do Vinícius da Adidas, que era responsável por todo o nosso itinerário. A Adidas está de parabéns pela promoção. Ficamos em um hotel de padrão excelente próximo ao Arco do Triunfo, comemos do bom e do melhor, tínhamos translado para todos os lugares e passeamos pelo Louvre, Versailles e outros belos lugares da capital francesa.

Da esquerda para a direita: Vinícius, Arthur, Rafael e eu.
Animação pré-prova!

Eu e minha esposa já tínhamos visitado Paris anteriormente, porém não desta forma, com tudo pago e do bom e do melhor. Foi um sonho que se realizou! hehe

Aqui fica a minha dica. Se você algum dia quer ganhar na Mega-Senna, tem que jogar primeiro. E se jogar, continue jogando, algum dia a sorte olha para você e te escolhe. No meu caso, preenchi um cupom de uma promoção e fui sorteado. Fui muito sortudo, admito. Porém também admito que estou sempre participando de promoções e concursos e hora ou outra ganho alguma coisa. :) Ainda estou esperando o prêmio milionário da Mega, mas até lá... me contento em correr de graça algumas provas pelo mundo, hehe!

Para ver o release note da Procorrer sobre mim, clique aqui!


Até a próxima pessoal!

Um comentário:

  1. Realmente a prova foi muito legal e organizada. O grupo que fomos era fantástico e o sorteio ter sido no dia do meu aniversário foi melhor ainda :).
    Beijos Gui

    ResponderExcluir

Desde já agradeço seu comentário!

Obrigado e até mais.
Guilherme Baron