sábado, 15 de setembro de 2012

3 Vitórias...

Saudações...

A dois anos atrás, por volta desta época do ano, estava eu a aprender a correr no Parque Barigui em Curitiba, assessorado pela minha então treinadora Vanessa Cabrini da BPM Assessoria, dando a volta na pista de 2000m do lago menor do parque. Acordava cedo, por volta das 5:30 da manhã para deixar pronto o lanche das crianças (a van passava buscá-los perto das 7:00) e deveria sair de casa até no máximo 6:15 para começar a correr as 6:45. Ainda alternava entre "andadinha", "trotezinho", tiros curtos e exercícios técnicos. Tudo era novidade mas não por isso deixava de ser menos interessante do que é hoje.

O foco hoje é falar das três medalhas abaixo:





Dia 07 de Novembro de 2010, em uma corrida promovida pelo BIG Supermercados em São José dos Pinhais, eu partia para mudar definitivamente minha vida. Larguei junto com vários outros atletas e muitos outros vencedores para os meus primeiros 10km corridos de forma contínua (oficiais e também não-oficiais até porque meu maior "longão" tinha sido de 7km). Após 57 minutos do "tiro inicial", cruzando um pórtico onde lia-se em letras garrafais "CHEGADA" eu descobria que muito mais que correr, o prazer em fazer aquilo era demasiado grande para morrer ali. Uns metros a frente, troquei meu chip de cronometragem eletrônica (muito chique isso)  pela minha "Grande Medalha de Participação". Minha primeira medalha de atletismo vinha após 33 anos de vida e por mais que ela divida espaço com muitas outras na parede do meu quarto, sempre terá seu lugar de destaque. Para valorizar ainda mais esta medalha, ao chegar em casa meu filho menor (na época com 6 anos) vibra com o meu "terceiro lugar" (a medalha é bronzeada, daí a confusão) e minha avó cai em lágrimas quando a levo no almoço da família que ocorreria no mesmo dia. Não, não tinha chegado em terceiro lugar (nem perto disso) mas a emoção era como se tivesse ganho o evento.

Dia 19 de Agosto de 2012, juntamente com meu grande amigo Cezar, integramos a equipe da Academia Studio Corpo Livre, no desafio de Triathlon Indoor de Revezamento. As equipes deveriam ter seus atletas revezando na natação (piscina), corrida (esteira) e ciclismo (spinning) a cada 15 minutos e no final, a equipe com a maior quilometragem rodada sagrava-se vencedora. Das quatro equipes participantes, a nossa terminou em primeiro lugar. No dia, era para eu pedalar 2x e correr 2x mas devido a logística no dia, encarei a esteira por 5x (corria 15 minutos, descansava 30, corria +15... ) enquanto meu amigo Cezar pedalou 2x, correu 2x e nossos outros colegas se viraram para fazer bonito e mostrar como uma equipe consegue se manter motivada e alcançar resultados incríveis. Juntamente com esta conquista, veio a minha primeira medalha amarela contendo o texto "1º lugar". Quando cheguei em casa, minha esposa fez festa e ao mostrar para meu filho (2 anos após a primeira medalha de "terceiro lugar"), o mesmo se encantou com a "linda Baleia" que estampava a medalha! :)

Comemorando o primeiro lugar!!!!
Hoje, 15/09/2012, em uma corrida promovida pela empresa que minha esposa trabalha e aberta aos funcionários e convidados (no meu caso era convidado, hehe), conquistei o primeiro lugar na corrida de 10km, largando na frente e liderando de ponta a ponta. Mesmo com algumas dores nas costas e nas pernas devido aos treinos intensos para a Maratona de Santa Catarina daqui duas semanas, acordei hoje empolgado e inteiro para a prova. Marcada para as 8:30, levantei as 6, tomei 1 xícara de café solúvel com leite e duas torradas com margarina e voltei para a cama. Acordei as 7, tomei um banho e depois mais uma xícara de café (agora preto) e fomos para o local da corrida. Lá, fiz meu aquecimento com um trote de 10 minutos mais ou menos, alguns exercícios para soltar as pernas e uns tiros rápidos e curtos para levantar o batimento cardíaco. Para a largada, me posicionei bem na frente do grupo e ao soar da buzina, larguei em disparada. O primeiro quilômetro fechei pouco abaixo de 4 minutos. Impus este ritmo para ver quem viria junto. Depois, acabei encaixando em 4:20, 4:30 e acompanhado do "bike-madrinha" passei por sensações jamais tidas até então. Dúvidas de percurso do tipo: "sigo pela direta ou esquerda" eram sanadas pelo meu acompanhante oficial da prova e de tempos em tempos perguntava a ele: "- O segundo lugar, a que distância está?", justamente para poder administrar a distância e me manter firme. Mesmo mantendo uma distância confortável, não diminuí o ritmo pois estava empolgado com a situação. Resultado final: Vitória, pódium com direito a beijo da minha esposa na hora da entrega e um resultado excelente: 47 minutos para fechar 10.700 metros.

Beijo da minha esposa e fã nº 1 (assim espero, haha)

Foto com os colegas de podium e minha gatinha!
Balanço geral: O que estas medalhas representam para mim? Simplesmente representam minha total e completa mudança de uma vida 100% sedentária, de uma vida 100% obesa para uma vida cheia de vitórias que com um intervalo de quatro semanas foi coroada com medalhas de primeiro lugar, defendendo uma equipe e agora de forma individual! Se muitas vezes a gente encontra dificuldades, estas vem apenas para serem vencidas e nada, definitivamente NADA é impossível em nossas vidas. Se quisermos, conseguimos superar todos os nossos desafios.

Abraços a todos e até a próxima!!!

Um comentário:

  1. Olá Guilherme.
    Lindas histórias. Fiquei muito feliz por você e inspirado para novas conquistas.
    Sucesso.
    Luizz

    ResponderExcluir

Desde já agradeço seu comentário!

Obrigado e até mais.
Guilherme Baron