quinta-feira, 13 de setembro de 2012

18 Dias para a Maratona de Santa Catarina. (Quase) Tudo pronto...

Saudações...

Quando a gente sai do zero e passa a correr regularmente, chega um momento que buscamos mais e mais desafios. É por isso que existem corridas de todas as distâncias, terrenos e mimos por aí. Lembro que quando comecei a correr, minha pretenção era terminar uma prova de 10km. Hoje, 25 meses após começar a correr, digo humildemente que 10km é exatamente uma distância de um treino rápido, quando se está treinando para uma Maratona.

Maratona de Curitiba/2011 - Metros finais e 3:59 horas cravadas

Apesar de ser fã de carteirinha de provas de Meia Maratona (21km), a Maratona sempre me facinou. Quando comecei a correr, o objetivo era este... mas como tudo na vida, se o objetivo está muito longe, temos que por outros objetivos mais próximos e realistas no caminho para que não venhamos a perder o foco e a inspiração. Gosto muito de provas de 10km também pois são rápidas. Também já me aventurei em provas de montanha e gostei, mas tenho que admitir que como meu foco atualmente é Maratona, não dá para conciliar os dois mundos.




Treinar para Maratona não é fácil. Tem que ter disciplina e perseverança. Independente da velocidade que você corre, correr 42km (42km não... 42.195m) vai ser dolorido, mesmo você sendo um super atleta ou um atleta-pangaré (categoria que eu me enquadro). Em Março deste ano, corri a Meia Maratona de Paris (esta prova merece um post separado posteriormente) junto com minha esposa e conhecemos dois amigos de Brasília, pai e filho, que assim como nós estavam lá para correr. Conversando com o "seu" Arthur (pai do Rafael e que ficava louco quando eu o chamava de "seu") após a prova (o Rafael fechou em 1:29 mais ou menos, eu fiz em 1:44 e ele havia feito em 1:50 e pouco), estávamos esperando por minha esposa (que fechou a prova em 2:30, sua primeira Meia) e vendo todas aquelas pessoas chegando... elas sim eram as pessoas que sofrem nestas provas. Quando você corre rápido, fechar uma prova de 10km abaixo de 50 minutos ou menos... ou uma Meia abaixo de duas horas, não é tão dolorido. Torna-se difícil para quem leva 2, 3 horas correndo. Uma Maratona então... que a Elite fecha para 2 horas... temos os meros mortais de ferro fechando para 4, 5, 6 horas até!!!! É muito tempo e os músculos se acabam com este esforço todo.

Então, uma coisa que eu sempre digo para minha esposa é que os treinos não são feitos apenas para te dar condições de fazer uma prova. O que eles realmente fazem conosco é nos dar condições de aguentar melhor durante a prova e principalmente se recuperar melhor e mais rápido após a prova.

Enfim, voltando ao treino de hoje... ele estava dividido assim:
- 15 minutos de aquecimento (programei para fazer em um pace de 5:30min/km mais ou menos)
- 2 minutos de intervalo
- 80 tiros de 200 metros, com 20s de intervalo entre cada tiro. (minha meta era fechar os tiros para algo entre 4:45min/km e 4:30min/km).
- 15 minutos de desaquecimento

Como trabalho em Alphaville, Barueri/SP durante a semana, estes treinos faço em uma pista de 1km que tem na região do Tênis Clube, perto do hotel que estou hospedado. O lado bom da pista é que ela é de cascalho e umas pedrinhas então absorve bem o impacto. O lado ruim (para tiros) é que ela é inclinada. Deve ter uns 600m de subidas e uns 400m de decidas. O trecho 100% plano acho que realmente não existe.

Saí do trabalho hoje umas 18 horas e 18:15 estava no hotel. Subi e cometi um erro grave: Deitei na cama. A preguiça bateu e comecei a me perguntar se ia ou não treinar. Eu sabia que deveria, que precisava. Este treino era importante ser feito pois era o maior treino de tiros e aliado ao resto do volume da semana, não deveria ser perdido. Bom... resultado... respirei fundo e saí para correr, nisso já eram umas 19:00 horas.

Cheguei na pista e fui aquecer. Tranquilo, pace calmo, me segurando para não queimar glicogênio desnecessário. 15 minutinhos depois, parei 2 minutos e comecei a série. Pensando em como me sentia, houveram situações bem distintas durante as intermináveis 80 repetições.

- Nas primeiras 50 repetições, tiros tranquilos. Todos na casa dos 4:30, 4:40, alguns saindo a 4:20. Mesmo os tiros feitos nas subidas estavam saindo para 4:30. Eu tentava percorrer cada trecho de 200m entre 50 a 55 segundos. Alguns saíam para baixo de 50, chegando a 45 as vezes... mas nos feitos em descida.
- Nos 20 seguintes, as dificuldades começaram a aparecer. Comecei a cansar e então os tiros ficaram entre 53 e 57 segundos. Mesmo assim dentro do esperado.
- Os 5 próximos, saíram entre 58 e 1 minuto e os últimos 5 voltaram a ser percorridos em 55s.

Além disso, no final já começava a sentir a minha panturrilha direita. Por isso mesmo, dos 15 minutos de desaquecimento, fiz apenas 9 correndo. Depois, como a panturrilha estava dando sinais que não tava legal, parei, alonguei e dei o treino como encerrado.

Apesar dos resultados um pouco acima do esperado nos últimos 30 tiros, considero isso resultado da diferença na altimetria da pista. Olhando no programa do meu GPS, deu para ter certeza do quanto a pista tem de inclinação. Saca só:


Total de subida: 2050m
Total de descida: 2108m

Realmente, em 21km de treino, você ter uma diferença de altimetria de 2000 metros é muita coisa. Por isso mesmo, considero que o treino foi muito bom por hoje e as dores na panturrilha tinham motivo para estarem lá! :) Muito provavelmente a Maratona de Floripa não terá 2000m de altimetria, heeh, e acho que nem a de Curitiba tem! :)

Enfim, um bom treino. Uma vitória a mais e um dia a menos para a prova. Estou confiante. Na verdade, sempre estou. Quando corro, corro sorrindo, não interessa se o ritmo está forte ou baixo... estou sempre sorrindo pois estou ali e isso é o que importa.

Amanhã é dia de descanso, sexta farei um treino leve de 8 tiros de 45s com 30s de trote de intervalo. Sábado tenho uma corrida de 10km que vai bater certinho com o treino marcado na planilha (1 hora) e domingo será o último longo antes da Maratona.

Hoje paro por aqui. Abraços, boa noite e até o próximo post.

2 comentários:

  1. Cara...não tenho coragem de fazer uma maratona... rsrsrs agora no Ironman é outra história....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlus, pois é. Imagino que quando faz parte do Iron aí a Maratona ganha outro ritmo e outra empolgação! Mas quando ela é sozinha... dói! Nem quando eu tava treinando para o Long de Caiobá e tinha 100km de pedal + 1 hora de corrida depois, sofria tanto, hehe.

      Abraços

      Excluir

Desde já agradeço seu comentário!

Obrigado e até mais.
Guilherme Baron