domingo, 16 de dezembro de 2012

Triathlon Olímpico de Verão de Caiobá

Saudações...


No último final de semana tivemos uma excelente prova de triathlon no litoral do Paraná, mais especificamente em Caiobá. A Triativa organizou sua edição de verão da prova de Triathlon Olímpico (1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida) e eu, juntamente com outros 400 atletas participamos. A "start list", como é conhecida a lista dos inscritos, estava extraordinária e largar ao lado de Guilherme Manocchio, Thiago Turco e outros profissionais é tão gratificante quanto largar junto com grandes amigos meus. Esta oportunidade de largar e confraternizar com os profissionais é o que fazem deste esporte, assim como com a corrida de rua, modalidades especiais onde não vemos os ídolos pela televisão mas sim podemos interagir com eles.



Os erros do dia:


O dia de competição já começou difícil. Como minha família não iria descer comigo para o litoral, decidi ficar em Curitiba e sair direto para a prova cedo. A largada era as 8:00 e eu precisava estar lá por volta das 7:00 já que teria que fazer o bike check-in, além de aquecer no mar, encontrar meu amigo e também ex-treinador de natação Ramon para pegar meu uniforme da Studio Corpo Livre. Outro detalhe importante é que precisava também de um óculos de natação pois o meu tinha ficado em São Paulo. Na noite de sábado, tínhamos um jantar com amigos e por mais que não tivesse bebido nada de alcoólico acabei indo dormir tarde, pouco depois da meia-noite. Acordei as 5:00, preparei um açaí com granola e banana, comi e de alguma forma acabei me atrasando, saindo apenas 5:45 de casa.

Quando saí, tinha esquecido completamente de dois detalhes importantes: Gasolina e dinheiro para o pedágio. Parei no Banco 24 Horas (que só tem este nome pois "abre" apenas as 6:00 da manhã) e não consegui sacar grana. Tinha apenas R$ 14,00 no bolso e quando parei no posto para abastecer, certifiquei-me de perguntar ao caixa se ela sabia o quanto custava o pedágio para a praia. R$ 13,90 foi sua resposta e eu saí feliz da vida sabendo que estava com tudo dominado. Quando cheguei para efetuar o pagamento, o mesmo tinha subido para R$ 14,60 e por causa disso tive que retornar até um posto, 5km atrás, e chorar as pitangas para a atendente me dar R$ 10,00. Resultado: Quando passei pelo pedágio, o relógio já marcava pouco mais das 6:30 e isso não era bom.

Ao chegar no lugar da concentração em Caiobá, o relógio já marcava perto das 7:35 sendo que eu tinha pouco menos de 10 minutos para guardar a bicicleta. Saí correndo, levando as coisas para o check-in. Na correria, percebi que tinha deixado meu numeral da prova no carro. Voltei, peguei e corri novamente. Consegui preparar tudo, passei na barraca da Studio Corpo Livre, peguei meu uniforme e descobri que o óculos de natação que o Ramon tinha para me emprestar não me servia. Por sorte encontrar meu amigo Benoit e ele tinha um sobrando que poderia me emprestar. Problemas resolvidos, fui ao carro me trocar e voltar. Trazia comigo uma banana a qual deveria ter comido uns 20 minutos antes e só fui mandar para dentro já quase dentro do mar.

Tudo isso poderia ter sido evitado caso eu tivesse ido para a praia na tarde de Sábado e ficado em um hotel, como fiz na edição de Inverno. Pelo menos evitava o stress e a má alimentação pela manhã. Sei que isso me atrapalhou mas como sempre, vale no aprendizado e aumenta a experiência.


Os acertos do dia:


A algum tempo tenho diminuído os suplementos da minha alimentação. Tenho comido melhor, com mais frutas e cereais e não tenho sentido a necessidade dos pós. Nas pedais, venho trocando os géis por mini-sanduíches com presunto, mel, queijo e tem valido a pena. Nas corridas, ao invés de géis, busco outras formas de me alimentar como banana seca e paçoca. Não sei dizer se é placebo ou não mas continuo me sentindo bem.

Por esta razão, no dia da prova decidi que não iria usar gel e sim Uvas-passa. No total, 100g divididas em 2 porções de 50g. Uma para ser comida durante o pedal e outra durante a corrida. Antes da prova, um kiwi e uma banana e depois da prova caldo de cana e sanduíche. Acho que valeu a pena. Fiz uma prova limpa, cansativa e que no final valeu a pena.


A prova em si:


Antes de falar da prova, deixa eu falar do meu preparo para ela. Ao contrário da edição de inverno, sei que para esta não me preparei muito bem. Apesar de estar nadando regularmente, deixei de pedalar direto por causa do trabalho e das viagens e como havia feito a Maratona de Florianópolis no final de Setembro então Outubro foi quase perdido, não apenas por causa do cansaço mas também pelo desgaste emocional que andava. Resumindo: Natação estava OK. Ciclismo estava Quase Parando e Corrida estava boa.

Retorno nos 750mts. Natação em Triângulo

Voltando para o Mar!


Natação:


O mar não estava para peixe ou melhor, para os nadadores. A chuva dos últimos dias deixou o mar batido e nervoso. Tinha bastante ondulação e parecia que as boias estavam bem mais longe do que deveriam. Para ajudar, o mar estava puxando bastante, principalmente entre a largada e a primeira boia e entre a primeira e a segunda. Pela primeira vez nadei usando meu Garmin. Apesar do modelo ser para triathlon, a natação com ele não é recomendada já que é um dos primeiros modelos e molhá-lo por muito tempo não é aconselhável conforme o manual de instruções. Entretanto eu não tinha muita opção pois havia esquecido-o no pulso quando saí da transição.

Apesar da distância incorreta, o percurso ficou certinho.
As distâncias não ficaram corretas, mas o trajeto foi isso mesmo. Olhando agora, até que não me "perdi" tanto durante o caminho, hehehe. Fiz uma natação contínua e produtiva e terminei a etapa muito bem.

T1 + Ciclismo:


A T1 foi tranquila. Como não estava usando roupa de borracha não tive problemas durante a transição e a saída para o ciclismo foi muito rápida, cerca de 1 minuto apenas. O pedal foi um pouco diferente da prova de Inverno pois a Prefeitura de Matinhos mudou um pouco o percurso mas isso não tirou o brilho e nem deixou a prova mais fácil ou difícil. O trecho na estrada continuou o mesmo e com muito vento. Foi um pedal difícil, sofri bastante pois tinha muito vento. Não consegui desenvolver mais do que uns 29km/h de média. A prova era sem vácuo e a falta de treinos de ciclismo, além do fato de acordar muito cedo e o stress no caminho para a praia deixaram suas marcas na hora que saí para correr.

Chegando para a T2

T2 + Corrida:


Novamente uma transição rápida, largando a bike no cavalete e colocando o tênis para sair. Também gastei praticamente 1 minuto. Na corrida, a falta de treinos de ciclismo deixou sua marca. Não consegui desenvolver uma boa corrida, tive algumas cãibras no meio do caminho e piorei meu tempo em mais de 10 minutos, fechando a corrida em 1 hora para os 10km. Tudo isso foi resultado dos treinos mal feitos, mas que mesmo assim não me deixaram fora da festa! Foi difícil, mas ao mesmo tempo prazeroso.

Corrida encaixada, mas tava difícil

Com o copo na mão. Hidratação e alimentação não evitaram as cãibras

Resultado Final:


Se a Edição de Inverno eu fechei para 2:39 horas, esta foram 2:53 horas. A natação foi boa, o pedal foi difícil e a corrida foi ruim. Mas acontece. Não estava em um bom momento, o dia começou difícil e foi uma superação! Isso é ótimo para ajudar a crescer como atleta pois mostra bem que os resultados aparecem com os treinos. Por isso, em 2013 eu decidi que vou me dedicar exclusivamente a corrida. Amo correr, corro bem e sei que consigo me desenvolver mais nisso. Enquanto tiver que viajar demais, não dá para me dedicar a natação e além disso acabei passando por alguns perigos enquanto pedalava nos treinos e isso me assustou um pouco. Sei que quando somos atletas e nos dedicamos a treinar na estrada estamos sujeitos a problemas mas como não ganho a vida com isso, também não posso colocá-la em risco então por hora vou deixar o ciclismo de lado. Em 2014 volto a me dedicar a isso com uma outra estrutura.

Final de Prova!

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já agradeço seu comentário!

Obrigado e até mais.
Guilherme Baron